Treino

O Treino

A prática do Aikido começa no momento da entrada no dojô. Os praticantes devem observar a etiqueta todo o tempo. É adequado fazer uma reverência ao entrar e ao sair do tatame. Cerca de 5 (cinco) minutos antes do início da aula, os praticantes devem alinhar-se e sentar-se, quietos, em seiza.

Nas aulas, usamos a didática do método repetitivo (repetição reiterada de uma mesma técnica) ao invés do método competitivo, pois a repetição no aprendizado testa a força de vontade e comprometimento do estudante, reduz a teimosia, freia a obstinação e elimina maus hábitos do corpo e mente emergindo sua força real, seu caráter e potencial. Como uma arte marcial, não visa a derrota do oponente, mas sim ensina a vencer a si próprio através da auto compreensão. Em outras palavras, vencer a si próprio significa forjar um espírito capaz de vencer as vicissitudes e tornar-se um ser humano corajoso e sereno ao mesmo tempo. Sua prática ensina a não contrariar os movimentos da natureza.

Uma importante habilidade em Aikido é superar a agressividade, um lutador agressivo torna-se tenso, e é portanto, incapaz de explorar os movimentos do oponente. É necessário sempre manter uma boa postura e não ser tirado do equilíbrio. Rapidez e agilidade são essenciais.

A única maneira de progredir no Aikido é através do treinamento regular e contínuo. O seu treinamento é de sua própria responsabilidade. “Ninguém vai pegá-lo pela mão e levá-lo à proficiência no Aikido”. Não é de responsabilidade do Sensei ou de qualquer companheiro graduado verificar se você está freqüentando ou não as aulas com regularidade.

O treino do Aikido engloba mais do que técnicas. Inclui a observação e modificação de padrões físicos e psicológicos de pensamento e comportamento. O comprometimento de cada um em aprender, em se auto aperfeiçoar faz parte da essência do treinamento. Em especial, deve-se prestar atenção à maneira com que se reage aos variados tipos de circunstâncias. Assim, o cultivo da auto consciência é parte do treinamento.

A natureza deposita, em todos os seres, dados indispensáveis para a captura das verdades contidas em qualquer fenômeno natural perceptível para os sentidos. Portanto, a verdade é perfeitamente perceptível para quem têm olhos para ver.

O treino de Aikido é algumas vezes frustrante. Aprender a enfrentar nossas frustrações também é parte do treino. O praticante precisa se observar para determinar a razão de sua frustração e/ou a insatisfação com seu progresso.

Durante o treino, poderá acontecer do praticante não conseguir derrubar o companheiro ou executar a técnica. Caso isso ocorra, lembre-se: leva-se algum tempo para que as técnicas sejam executadas com eficiência, portanto peça a seu parceiro que ofereça pouca resistência até que você domine melhor a técnica; as técnicas da maneira que são treinadas no dojô são idealizadas, para auxiliar no aprendizado e na compreensão da mesma; algumas técnicas prevêem a utilização de atemi, e por motivo de segurança este pode ser omitido da prática. Caso seu problema ainda permaneça, somente aí, chame o professor.

Muitos dos princípios importantes do Aikido são mais facilmente demonstrados por meio do uso de armas. É excelente para o aprendizado dos princípios que regem as linhas de ataque e defesa. Todas as técnicas no Aikido começam com o defensor saindo da linha de ataque, para não haver o choque ou colisão, e então criar uma nova linha, para a aplicação da técnica.