O Aikido

O Aikido é o resultado dos estudos e treinamentos do mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), que buscou e dominou os segredos de numerosas artes marciais japonesas, passadas de geração a geração desde a idade antiga.

É uma arte marcial estritamente japonesa que concentrou toda a essência do conjunto de artes marciais e princípios filosóficos dos antigos samurais, chamado Budô, sendo o Aikido oficializado no Japão em 1942 com esse nome.

Os movimentos básicos do Aikido são de natureza circular, enquanto os ataques, em sua maioria, são de natureza linear.

O aikidoísta em confrontos, preferencialmente, harmoniza-se com a linha agressiva e a converte em um movimento circular o que deixa o atacante sem reação.

Ao invés de usar chutes e socos potencialmente danosos, o aikidoísta treina para aplicar as várias chaves de pulsos e braços, ou arremessos que desequilibram, para neutralizar os agressores sem causar-lhes lesões sérias.

Os praticantes buscam alcançar a auto defesa sem prejudicar aos atacantes.

No Aikido você aprende a educar seu interior, pois a prática da arte exige organização, lealdade, disciplina, respeito mútuo, determinação e paciência, dentre outros aspectos, que são internalizados ao longo dos anos de treinamento.

O Aikido exercita formas corretas de agir, pois exige formas corretas de pensar, desenvolvendo através do corpo, uma correta atitude mental.

 

 

Deixe uma resposta