Fundador

O FundadorMorihei Ueshiba, chamado de Ô-Sensei (“Grande Mestre”), fundou a arte marcial conhecida hoje como Aikido.

O mestre Ueshiba foi um profundo conhecedor de artes marciais e filosofia oriental. Assim, procurou desenvolver uma arte que continha todo o seu conhecimento, buscando integrar o homem com a energia e as leis do universo.

No Japão do começo do século vinte, o envolvimento com artes marciais era um negócio perigoso e competitivo. Disputas, rixas, e rivalidades resultavam com frequência em lesões e até mortes.

A formulação do Aikido data de um incidente que ocorreu em 1925,  durante uma discussão sobre artes marciais. Um desacordo surgiu entre Ô-Sensei e um oficial naval, que era instrutor de esgrima.

O oficial desafiou Ô-Sensei para uma luta atacando-o com uma espada de madeira. Ô-Sensei desarmado enfrentou o oficial, e ganhou a luta evadindo-se dos golpes até seu atacante cair de exaustão. Mais tarde ele se lembrou que podia ver os movimentos de seu oponente antes que eles fossem executados, e assim, este foi o começo de seu esclarecimento.

Ele havia derrotado um atacante armado sem machucá-lo, sem mesmo tocá-lo. Ô-Sensei continuou a praticar e ensinar Aikido até seu último ano de vida. Observadores maravilhavam-se com suas habilidades marciais, vitalidade e bom humor.

Ele ainda dava demonstrações públicas de Aikido até a idade de 86 anos, quatro meses antes de sua morte. Depois de sua morte, em 26 de abril de 1969, o governo japonês declarou Morihei Ueshiba um Tesouro Nacional Sagrado do Japão.

Deixe uma resposta